BOLETINS


Boletins   <<voltar

Boletim Eletrônico Quinzenal - XVI - Número 657
14 de janeiro de 2016

                   INFORMAÇÕES EQUIVOCADAS NA MÍDIA PODEM COMPROMETER O MERCADO DE MADEIRA TRATADA NO PAÍS

A ABPM fará um grande esforço de comunicação para divulgar os benefícios da madeira tratada objetivando evitar equívocos em matérias jornalísticas, mas, para isto, a contribuição de todos é fundamental.

 

Primeiramente a ABPM deseja a todos um 2016 de muito sucesso, paz de espírito, harmonia e realizações. E que a madeira tratada possa, se não chegar ao lugar de destaque que merece, pelo menos subir alguns degraus no sentido de alcançar esse objetivo.

Mas para que a madeira tratada de fato ocupe o lugar que lhe cabe, são necessárias ações de todos os envolvidos nesse mercado como:

·      divulgação incansável das qualidades e atributos desse material seja, no site da empresa, em material de comunicação institucional, em propostas de venda;

·      conhecimento das normas técnicas publicadas pela ABNT em relação à correta aplicação de produtos preservativos e à utilização desse material de engenharia de acordo com sua finalidade;

·      seguir a legislação e as normas regulatórias vigentes;

·      informar à ABPM se alguma UPM/empresa estiver agindo em desacordo com a lei de forma a prejudicar o produto madeira tratada;

·      contatar a ABPM caso alguma informação errada sobre a madeira tratada em qualquer segmento seja publicada em algum veículo de comunicação;

·      especial atenção ao Qualitrat, como instrumento de diferenciação, e que garante a qualidade e legalidade dos produtos ao mercado consumidor.

Matérias - Recentemente, duas reportagens exibidas na Rede Globo, uma no Rio de Janeiro (Bom dia Rio e RJTV 1ª edição), em 06/01, e a outra no Globo Rural (edição de 22/11), abordaram, respectivamente, problemas com a utilização de postes de eucalipto e mourões de madeira tratada em culturas pimenteiras, cujos links estão abaixo:

 

Postes de eucalipto:
http://globoplay.globo.com/v/4719978/    http://globoplay.globo.com/v/4719308/

 Mourões para pimenteiras:

http://globoplay.globo.com/v/4624079/

Em relação à matéria do Globo Rural, a assessoria de imprensa da ABPM entrou em contato com o editor do programa para explicar o erro da informação veiculada e solicitar algum tipo de correção. Já com relação à de postes que apontou a falta de manutenção adequada como a causadora do problema, nenhuma ação será tomada, a não ser uma nota parabenizando pela forma correta de abordar a questão.

Também será enviada aos principais veículos de comunicação do país uma nota colocando a ABPM à disposição tanto para participar de matérias quanto para servir como consultora em assuntos relacionados à madeira tratada, visando diminuir eventuais equívocos em matérias veiculadas pela imprensa. E por essa razão, a ABPM solicita a todos que contribuam indicando os jornais, revistas, sites/portais/blogs e emissoras de rádio e TV (ou nomes de jornalistas) importantes da região de atuação de vocês, que deve receber a mencionada nota.

Contamos com a participação de todos!