INFORMATIVOS


Informativos   <<voltar

 

ABPM Alerta sobre Utilização de Lenha de Madeira Tratada ou Industrializada em Fornos de uso Culinário

16 de julho de 2015

 

ABPM ALERTA 

A Associação Brasileira dos Preservadores de Madeira gostaria de solicitar a esse Sindicato que alertasse aos seus associados sobre os riscos existentes ao utilizar madeira tratada na forma de lenha em seus fornos.

A madeira tratada, predominantemente de eucalipto, é obtida pelos fornecedores de lenha como restos de obras, tem coloração levemente esverdeada e ainda pode ter restos de pregos ou outras peças metálicas. 

A ABPM tem observado que, por desconhecimento do assunto, algumas padarias ou pizzarias têm adquirido esse tipo de lenha para utilização em seus fornos. Porém, é muito importante alertar que durante o processo de combustão ocorre a emissão de gases tóxicos e a produção de cinzas tóxicas, o que é indesejável e prejudicial à saúde das pessoas que trabalham próximas a esses fornos, assim como ao ambiente em geral. 

A ABPM ainda esclarece que a madeira tratada é utilizada no mundo todo e que não oferece nenhum risco quando utilizada na construção civil (estruturas de telhados, decks, colunas, vigas), na área rural (mourões para cercas, estábulos, granjas), no segmento elétrico (postes e cruzetas) ou no ferroviário (dormentes).

Da mesma forma, alertamos para os riscos de se utilizar restos de madeiras com vestígios de pinturas ou de colagens, como compensados ou aglomerados, ou qualquer outro tipo de painel, assim como restos de móveis, pois, poderá ocorrer emissão de gases ou compostos voláteis eventualmente tóxicos.

Não há restrições quanto ao uso de qualquer madeira não tratada ou processada industrialmente, desde que isentas de colas e vestígios de tintas e vernizes.

A ABPM também disponibiliza a cartilha intitulada “Gerenciamento de Resíduos de Madeira Industrializada na Construção Civil” (apresentações e eventos), onde é possível encontrar maiores informações a respeito de descarte de madeiras.

Contando com a especial atenção de V. Sas. na divulgação desse assunto, permanecemos à disposição.

Atenciosamente,
ABPM