BOLETIM PRESERVAÇÃO – MAIO 2018
EVENTO
Workshop ABPM chega a Santa Catarina
A segunda edição do Workshop ABPM já tem data: 31 de julho. O evento será realizado em Santa Catarina, em local ainda a ser definido. O objetivo é levar às usinas de preservação de madeira – associadas ou não – informações atualizadas de mercado e promover o debate de temas importantes para a evolução do setor.
Na primeira edição, realizada em abril em Santa Cruz do Rio Pardo (SP), foram discutidas com especialistas as novas perspectivas para o segmento.
Em breve serão divulgadas as informações completas sobre o evento.
BENEFÍCIOS ABPM
Parceria com o IPT garante vantagens para empresas associadas
Você conhece todos os benefícios de ser associado ABPM? As empresas associadas têm até 50% de desconto e prazos reduzidos em ensaios de identificação botânica, biológicos, químicos e físico-mecânicos junto ao IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas).
O Laboratório de Árvores, Madeiras e Móveis (LAMM) está capacitado para apoiar as empresas ligadas à construção civil e de utilidades (concessionárias de energia elétrica, telefonia, ferrovias e agroindústrias) na inspeção e controle de qualidade de produtos de madeira preservada e de processos de tratamento. O convênio permite a realização de análises e ensaios para controle de qualidade da madeira preservada e de produtos
preservativos, apoiando as compras públicas de postes, cruzetas, dormentes, mourões e de madeira tratada para edificações.
Na questão ambiental, o laboratório pode auxiliar as empresas e órgãos públicos na caracterização de resíduos de madeira tratada e na proposição de alternativas para sua disposição.
Para saber mais, entre em contato com a ABPM: info@apbm.com.br
ABPM EM DESTAQUE
Matéria da palestra do engenheiro Guilherme Stamato repercute na imprensaA palestra realizada pelo engenheiro civil Guilherme Stamato na primeira edição do Workshop ABPM, no interior de São Paulo, sobre a madeira como material do futuro para atender à
demanda crescente por habitação ganhou destaque em diversos veículos de comunicação especializados. Originalmente publicada e produzida pela jornalista do Portal Madeira e Construção, a reportagem também foi publicada nos sites Remade, Obra 24h, Revista Construa, Boletim Sebrae Inteligência Setorial e Sindileq-CE. Leia mais .
DICA DE LEITURA
Madeira: uso sustentável na construção civil
O livro “Madeira: uso sustentável na construção civil” é uma das referências para quem procura ampliar o conhecimento sobre o assunto. Com informações sobre as espécies alternativas com propriedades semelhantes às das espécies tradicionais de madeira, o livro apresenta ao leitor os novos mecanismos disponíveis no mercado, que garantem ao consumidor adquirir madeira de origem legal.
Referência:
ZENID, Geraldo José. Madeira: uso sustentável na construção civil. 2. ed. São Paulo : IPT, 2009.
99p. (IPT Publicação 3010).
Novos associados
Conheça as empresas mais recentes que passam a integrar o quadro de associados da ABPM.
Sejam bem-vindas.
Alpina Eucaliptos Comércio de Madeiras Ltda. – São José dos Campos e Paraibuna (SP)
AGX Florestal Ltda. – Itaberaí (GO)
BM Editora Ltda. – Curitiba (PR)
Ipel Itibanyl Produtos Especiais Ltda. – Jarinu (SP)
Torabras Tratamento de Madeira Ltda. – Cachoeiro de Itapemirim (ES)
Tramal Tratamento de Madeira – Itapetininga (SP)
Paraíso Madeiras Renováveis – Barreiras (BA)
Prezado Senhor(a),
Identificamos um equívoco na identificação da localização da sua empresa informada na edição de maio do Boletim Preservação.
Pedimos desculpas pelo erro e informamos que já foi feita a correção conforme pode ser visualizada no link a seguir:
Aproveitamos para colocar à disposição da empresa os canais de comunicação da Associação.
Contribua sugerindo temas e enviando informações sobre as ações da empresa que possam ser de interesse de todos os associados e do mercado.
Certos da compreensão.
Atenciosamente,
Equipe ABPM