Nº 719 - SETEMBRO DE 2021
ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA
Prezados Associados,
A Diretoria da ABPM tem a satisfação de convidar V. Sas. para a Assembleia Geral Ordinária, conforme convocação Circ. ABPM 010.21 – DIR/DM, que procederá à Eleição da Nova Diretoria e apresentação do Planejamento do Biênio 2021/2023, que ocorrerá dia 14 de outubro de 2021, quinta-feira, às 15h30. A assembleia será realizada de modo exclusivamente digital (on-line) pelo sistema de videoconferência Microsoft Teams, através de link e senha de acesso, a serem disponibilizados por e-mail aos associados.
Nessa oportunidade também abordaremos aprovação das contas do período de 2019 a 2021, as ações realizadas com o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva da madeira tratada, como a elaboração e atualização de textos normativos, novo formato do programa de autorregulamentação (QUALITRAT), maior dinâmica em ações de marketing e comunicação ampliando a relação da ABPM com o associado e com o mercado, reforçando a importância do exercício associativo. Portanto, é sempre muito importante e bem-vinda a participação de cada empresa associada. Vale destacar que as manifestações dos associados para constituição de chapa ocorreram de acordo com o Estatuto, ficando a chapa candidata a assumir a Diretoria para o próximo biênio constituída conforme abaixo:
Presidente: Empresa: Montana Química Ltda
Representada por: Flavio Carlos Geraldo
Vice-Presidente: Empresa: IPT- Inst. Pesquisas Tecnológicas S/A.
Representada por: Gonzalo A. Carballeira Lopez
Diretor Secretário: Empresa: Madtrat Madeiras Tratadas
Representada por: Jackson Cesar Correa Alves
Diretor Tesoureiro: Empresa: Lonza do Brasil Especialidades Químicas Ltda
Representada por: Elcio Lacerda Lana
Suplente de Diretor Secretário: Empresa: CM Venturoli
Representada por: Maíra Venturoli
Suplente de Diretor Tesoureiro: Empresa: TW Brazil
Representada por: Leonardo Puppi Bernardi
Em breve serão divulgadas novas informações sobre uma programação técnica para a mesma data dessa Assembleia, no período entre 14h00 e 15h30. Agradecemos antecipadamente o apoio inestimável e a participação dos associados.
Cordialmente,
A Diretoria
EVENTO WOOD FOREST EXPERTS
Iniciado no dia 16 de julho, o WFE (Wood Forest Experts) foi um programa de imersão no mercado florestal e na indústria madeireira. Com seis encontros online, um por semana, cada um com duas horas e meia de duração, o evento contou com a participação de mais de 20 palestrantes experts no ramo, abrangendo as mais diversas áreas da indústria madeireira. Ricardo Malinovski, organizador do evento, conta que até então, o setor não tinha um evento que tratasse de mercado de uma forma tão direta, que atendesse às necessidades atuais. “A ideia era falar de mercado de uma forma não restritiva, abrir informações que por vezes ficam restritas a algumas empresas. Nossa intenção foi democratizar conteúdos, especialmente diante deste cenário de instabilidade, de insegurança com relação à oferta e demanda de matéria-prima” comenta o organizador.
Com o apoio institucional da ABPM (Associação Brasileira de Preservadores de Madeira) a jornada teve mais de 10 horas de uma imersão total no mercado. O organizador conta como o apoio da ABPM foi fundamental para a realização do evento. “Sem dúvida nenhuma é de extrema importância contar com o apoio institucional da ABPM em um programa como foi o Wood Forest Experts. A participação de uma instituição como a ABPM, com mais de 50 anos de história, sendo uma das principais associações do setor no Brasil, focada em uma das fases da cadeia produtiva da madeira, é fundamental” exalta Ricardo.
O presidente da ABPM, Gonzalo Lopez, participou do evento. “Foi uma excepcional oportunidade de atualização de informações e conceitos nas mais diferentes áreas de conhecimento ligadas à cadeia produtiva da utilização da madeira. Apoiamos o WFE porque sempre incentivamos os fóruns de discussão dos caminhos de nosso mercado da madeira, principalmente para a madeira tratada na construção civil”, comenta Gonzalo.
Para o primeiro encontro realizado, a recepção do público foi excelente. Ricardo comenta que a transmissão foi feita de maneira simultânea, e contou com a presença de mais de 350 profissionais. Com uma ótima recepção o 2º evento do gênero está cotado para acontecer em 2022. “Estamos programando o II Wood Forest Experts para acontecer em 2022, nos mesmos moldes desta primeira edição. Será um novo programa de imersão, que contará com os experts de cada segmento deste setor apaixonante e tão necessário para a economia e para a sustentabilidade do planeta”, finaliza Ricardo.
SEMANA DE LA MADERA 2021
Com destaque para criação e inovação em madeira, a Semana de La Madera, é um ponto de encontro voltado para as áreas de arquitetura, design, engenharia, inovação e empreendedorismo. Sendo realizado desde 2006, o evento que ocorre anualmente no Chile, é idealizado pela Madera21, associação da Corporação Chilena de Madeira, que tem como objetivo organizar os processos de gestão e transferência de conhecimento, permitindo formar competências e habilidades para o desenvolvimento do uso da madeira nas áreas que vão desde arquitetura a inovação e empreendedorismo. Realizada de 30 de agosto a 4 de setembro, no formato digital, o evento contou com mais de 10 seminários e mais de 12 palestrantes. Nos últimos anos o tema principal tem sido a bioeconomia, pois ela tem desempenhado um papel fundamental na sustentabilidade futura do planeta. Um dos principais pilares são as árvores e sua madeira, de vital importância para a descarbonização, pois capturam e armazenam o dióxido de carbono (CO2), ajudando assim a conter os gases de efeito estufa. A inovação aplicada no desenvolvimento da madeira e seus derivados já produziu avanços notáveis em materiais de engenharia e sistemas construtivos pré-fabricados, além de biomateriais, fibras têxteis e bioenergia.
A ABPM através do presidente Gonzalo Lopez, participou do evento, na reunião da RIPMA (Rede Iberoamericana de Proteção da Madeira), onde teve a oportunidade de conhecer as ações de diferentes países na avaliação, preservação e recuperação da madeira. “Foi possível constatar que a nossa realidade na execução desses trabalhos se mostra também em nível tecnológico avançado. Foi uma importante oportunidade de podermos demonstrar em um evento internacional, que o Brasil está preocupado com a elaboração e a divulgação de Normas Técnicas para os diferentes mercados de utilização da madeira e da madeira tratada”, informa Gonzalo.
Tendo que se adaptar para o sistema online, a Semana de La Madera, reúne anualmente um grande grupo de pessoas, sendo visitada por arquitetos, designers e engenheiros, além de acadêmicos e estudantes. Desde sua primeira versão, o evento dobrou suas visitas a cada ano. Em 2016, mais de 12 mil pessoas compareceram, e em sua versão 2021 mais de 32 mil espectadores assistiram. Por isso, tornou-se o evento perfeito para estabelecer uma ampla rede de contactos, que vai desde empresários a potenciais clientes, passando por fornecedores, investidores e especialistas. “Queremos participar da próxima Semana de La Madera, e quem sabe poder ampliar essa participação para os nossos associados e também de nossos importantes centros de pesquisa, de uso de madeira e madeira tratada, como o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas)”, planeja Gonzalo.
VOZ DO ASSOCIADO
Nesse mês, conversamos com o associado e diretor técnico da Prema Tecnologia e Comércio, Manoel Sodré Veiga
Onde a Prema está localizada?
A Prema Tecnologia e Comércio está localizada na cidade de Rio Claro, no estado de São Paulo.
Quando a empresa se associou à ABPM?
A Prema foi uma das fundadoras da ABPM, iniciando uma parceria e se associando à associação em 1969.
Em que mercado atua na madeira tratada?
Como a primeira indústria do segmento e detentores da maior capacidade instalada, somos hoje reconhecidos como o principal fornecedor em madeira tratada. Fornecendo peças em madeira roliça e serrada para todo mercado brasileiro.
Quais são os produtos e processos oferecidos pela Prema Tecnologia e Comércio?
Trabalhamos com produtos na área de construção civil, paisagismo (decoração, jardins, muros, decks, painéis, escadas, cercas, bancadas, janelas), além de dormentes ferroviários, postes e cruzetas e placas de sinalização.
Sabemos que a Prema está em busca do Selo Qualitrat. Qual o objetivo da empresa?
Queremos que nossos clientes possam ter a certeza da aquisição de produtos com a retaguarda da qualidade e da legalidade.
DIA DA ÁRVORE
A ABPM homenageou esse dia importante para o nosso setor através de suas mídias digitais. Você pode seguir a ABPM no Instagram @abpm1969 e no Facebook @madeiratratadaabpm
COMUNICADO
Prezado Associado,
Informamos que o Projeto ABNT NBR 17002 Compensado – Requisitos e métodos de ensaios continua em Consulta Nacional até o dia 29/09/2021.
Boletim informativo mensal da Associação Brasileira de Preservadores de Madeira (ABPM)
Presidente: Gonzalo Antonio Carballeira Lopez – IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas)
Diretor Vice-Presidente: Elcio Lacerda Lana – LSI
Diretor Secretário: Jackson Cesar Correa Alves – Madtrat Madeiras Tratadas
Diretor Tesoureiro: Silvio José de Lima – Montana Química S/A
Contato: info@abpm.com.br – www.abpm.com.br
Jornalista responsável e redação: Fábio Machado
Av. Professor Almeida Prado, 532 | Prédio 65 – Sala 09 | Cidade Universitária – São Paulo (SP) – CEP: 05508-901