Entenda o Processo
O que é a preservação de madeira
Preservar madeira é adotar técnicas para protegê-la, quando em uso, de agentes deterioradores que podem ser de natureza química, física ou biológica. Estas técnicas vão desde a adoção de detalhes construtivos e de utilização, que impedem a ação desses agentes, até aplicação de preservativos de madeira por meio de processos não industriais como imersão simples, pincelamento e pulverização, ou industriais, realizados por vácuo-pressão em autoclave em Usinas de Preservação de Madeira. A escolha do produto e do processo depende do tipo de madeira e das condições de sua utilização.
Aspectos ambientais
- Recurso 100% renovável de ciclo curto (do cultivo à colheita)
- Retira e retém dióxido de carbono da atmosfera minimizando o efeito estufa
- A madeira proveniente de florestas plantadas diminui a pressão sobre matas nativas
- Produção demanda pouca energia, ao contrário do concreto e metais que, além de consumirem muita energia, ainda dependem de recursos esgotáveis
Segmentos
Construção Civil
A madeira de floresta plantada tratada é uma excelente alternativa para o uso em sistemas construtivos, não apenas por ser um material sustentável, mas por permitir qualquer tipo de acabamento tradicional e penetrantes protetores. Sistemas construtivos que têm a madeira como elemento principal saem na frente quando o assunto é construção sustentável. Além disso, a necessidade de aliar inovação, economia e desempenho conferem pontos de vantagem a sistemas como o wood frame, amplamente usado mundialmente. A madeira preservada é uma excelente opção também para pontes de madeira em áreas agrícolas e para estradas vicinais. Soluções econômicas, seguras e duráveis, possíveis com o uso da engenharia e do conhecimento da madeira e de sistemas mistos de madeira e concreto ou madeira e aço.
- Redução dos desperdícios
- Rapidez na montagem
- Versatilidade
- Economia
- Conforto
- Beleza
Ferroviário
O mercado de dormentes para linhas férreas é um nicho que deve estar no radar das empresas de madeira preservadas. Com apenas 24% da matriz brasileira apoiada no transporte ferroviário, contra 81% na Rússia, o Brasil tem um grande potencial para o consumo de dormentes de madeira. Outro segmento que usa a madeira preservada é o de dormentes para o setor metro-ferroviário. Outra vantagem é a diferença de energia consumida para a produção: 1 tonelada de cimento consome 260,00 Kg EC (quilos equivalentes de carvão) contra 0,80 da madeira. A utilização da madeira tratada e de origem de florestas plantadas garante:
- Economia
- Alto desempenho
- Durabilidade
- Versatilidade
Elétrico
A madeira também está na transmissão de energia. Postes representam de 20% a 25% dos custos de implantação de redes de distribuição, por isso, é fundamental encontrar produtos que possam contribuir com a redução dos custos.
Ao utilizar postes de eucalipto preservado e cruzetas será possível:
- Ter um melhor nível básico de isolamento
- Fácil manuseio e transporte
- Maiores espaçamentos
- Fácil manutenção